A escolha da arma de fogo.

Crazy Weapons 15A escolha de uma arma de fogo é uma questão muito particular, tanto que muitas pessoas perguntam aos profissionais mais antigos da escolha que fizeram ou o que sugerem; após isto, segue uma escolha ruim ou inconveniente. Tudo bem que no nosso Brasil varonil, não temos muitas opções, mas desconsiderando isso, dentre todos os modelos disponíveis, cada arma serve a um tipo de mão, sexo, força muscular e a outras questões pessoais. Uma arma que é excelente na minha opinião provavelmente não vale a outro colega, por questão de afinidade ou gosto mesmo, intimidade.

 Como lido num site internacional, ninguém está apto a fazer isso por você.

E perguntam: Quem compra suas roupas de baixo? Portanto, a regra é a mesma. Se a resposta para esta pergunta for a sua mãe, você está enrolado!

 Em se tratando de Corporações policiais é valido que estas tenham uma grande quantidade de modelos e que os profissionais possam escolher o modelo mais adequado ao tamanho de sua mão ou peso de gatilho, procurando até mesmo qual calibre se sente mais confortável para trabalhar.

 Sou favorável ao 9mm para o serviço policial, com munições de ponta oca. E ao contrário de muitos pensamentos, o considero excelente ao trabalho policial, pelo baixo recuo causado nos disparos, o peso do gatilho das armas, controlabilidade e retomada de alça e massa de mira imediatamente após o disparo, capacidade do carregador e peso da arma.  O calibre .40 apesar de sua potência, deixa muita gente desconfortável no momento de atirar, e estamos falando de momentos no estande de tiro, em treinamento, imagine numa situação crítica, disparando com apenas uma mão.

 As desculpas relacionadas a logística, para padronizar um único calibre a uma Corporação servem a um exército que está em guerra, até entendo isso, mas a uma Instituição policial tenho minhas dúvidas. Elas não quebram tanto assim para justificarmos desta forma, nem atiramos desse tanto, como na guerra. Até mesmo as condições de uso e armazenamento são diferentes.

 Voltando às generalidades de sua arma de fogo, deixando o calibre de lado, leve em consideração algo portátil e que seja fácil de portar junto ao seu corpo, mas não faça a escolha sem ao menos disparar umas duzentas vezes antes, realizando algumas trocas de carregador, saques diversos e disparos em posições diferenciadas.

 Nem eu, nem ninguém está qualificado a tomar essas decisões por você. Eu não quero que você compre minhas cuecas e eu aposto que você não me quer escolhendo as suas roupas de baixo.

Não economize. Em termos de durabilidade e confiabilidade, quanto mais se paga, melhor se consegue manter estes dois termos em alta.

 Os revólveres já estão fora de moda, tudo bem que não estou tão atualizado quanto a modelos, mas a capacidade de seus tambores me deixam triste e completamente decidido sobre o seu uso como arma principal, apenas como uma segunda arma, mas neste caso o conforto fica de fora, o que me remete a uma pistola decente.

 Uma arma pequena é fácil de transportar, mas é horrível para atirar, lembro das denominadas PFEM’s (policiais femininas) do Distrito Federal, que conduziam revólveres com canos de duas polegadas. Atirar com aquilo deveria ser muito bom, só que não! Rs!

 Considere adquirir algo no padrão original, com quatro polegadas, carregadores de pelo menos 13 a 17 tiros, a depender do calibre obviamente. Quanto a laser point em sua arma, você vai descobrir a verdadeira utilidade deles durante sua discussão armada entre a vida e a morte.

 E finalmente a consideração mais importante, selecione sua arma com conjuntos de alça e massa que sejam fáceis de enxergar ou escolha uma arma equipada com este conjunto e que te proporcione esta facilidade. Na hora do emprego real da arma de fogo você vai agradecer sobre esta dica.

 A melhor arma e o melhor calibre para você é aquela que te proporciona, conforto, segurança no emprego, confiança e controlabilidade, em todos os aspectos. Teste antes!

Força e Honra!

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Carlos Melo

Especialista em Segurança Pública, formado pela Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB, 1997). Exerceu cargo na Polícia da ONU (UNPOL) na Missão das Nações Unidas em Timor Leste(UNMIT -2008 e 2009), onde trabalhou em ações de investigador. Instrutor de alguns cursos na PMDF, dentre estes, do Curso de Operações Especiais, especialista em técnicas e táticas de resgate de reféns, tiro policial e gerenciamento de crises. Também ministrou palestra vários organismos públicos e privados, sobre ameaças de bomba e seqüestro relâmpago. Especialização Inteligência Estratégica e segurança da informação.

5 responses to “A escolha da arma de fogo.”

  1. paulo scarasati says :

    Belo texto amigo, vai ser de grande ajuda.

    abç

  2. Johnb888 says :

    Thanks for the article, is there any way I can receive an email whenever you publish a new update? akefkfcegage

  3. derlano says :

    Ótimo artigo Carlos Melo, concordo em gênero número e grau, mas a uma parte de seu artigo que você fala de “laser point” creio que se refira a mira laser ou estou enganado? De qualquer forma já havia pesquisado sobre miras a Laser, e pelo decreto presidencial 3665/00 elas são proibidas.

    Capitulo III
    PRODUTOS CONTROLADOS DE USO RESTRITO E PERMITIDO
    Art. 15. As armas, munições, acessórios e equipamentos são classificados, quanto ao uso, em:
    I – de uso restrito; e
    II – de uso permitido
    Art. 16. São de uso restrito:

    Inciso XVIII
    XVIII – dispositivos de pontaria que empregam luz ou outro meio de marcar o alvo;

    Espero ter ajudado, e que minha interpretação do que você quis dizer com Laser point esteja correta caso contrário desconsidere a correção.

    Obrigado

    • Carlos Melo says :

      Prezado!
      Você está correto!
      Mas eu não recomendo miras laser!
      Uma vez que vc bate, perde a regulagem e a coisa não apresenta mais vantagens!
      Sem contar que o coldre possui mais volume e assim vai…
      Já institucionalmente, há considerações positivas.
      Força e Honra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: